(19) 3231 1820

(19) 3234 4612

(19) 98103 0418

(19) 98103 0418

Atendimento via Whatsap

Toque para acessar

Plano de SadeO que é preciso avaliar antes de contratar um plano de saúde:

Ao contratar um plano de saúde, o beneficiário tem o direito à assistência médica em rede própria e/ou credenciada pela operadora de plano de saúde. Por meio da contratação, o segurado recebe atendimento médico-hospitalar, de acordo com as coberturas e abrangências do contrato.

Quais são os tipos de planos de saúde?

Plano Referência;
Ambulatorial;
Hospitalar;
Hospitalar com Obstetrícia;

O que escolher: plano completo ou plano coparticipativo?

No plano de saúde completo, o usuário paga a mensalidade e pode usufruir de todo o serviço médico da operadora, sem pagar um valor adicional para consultas, exames, pronto-socorro etc. No Plano Coparticipativo, é cobrado uma mensalidade e um valor adicional para cada procedimento utilizado pelo segurado. Nesse caso, a legislação determina que as empresas de plano de saúde não podem cobrar o valor integral dos serviços.

Cada plano de saúde possui características diferentes. Por isso, a escolha de qual contratar depende do perfil de cada pessoa:

Para crianças

As crianças utilizam mais serviços médicos, principalmente recém-nascidos e crianças até 10 anos. Nesse caso, o Plano Coparticipativo não é recomendado, pois cada procedimento terá cobrança adicional e isso acaba encarecendo o plano.

Para adultos

Na hora de decidir o plano de saúde, é importante avaliar o uso pessoal de procedimentos médicos nos anos anteriores e fazer alguns cálculos. Para pessoas que utilizam menos serviços médicos, o ideal é optar pelo Plano Coparticipativo.

Para as mulheres, é preciso avaliar o histórico de procedimentos e exames preventivos. Se ela deseja engravidar, o Plano Completo é o mais indicado, pois a necessidade de serviços médicos aumenta nesse período. O ideal é optar pela cobertura Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia.

Para a família, também é preciso avaliar o histórico de saúde e verificar qual plano de saúde é o mais vantajoso. Se optar pelo Coparticipativo, mantenha uma reserva para eventuais gastos.

Se necessitar de internação hospitalar, prefere ficar acomodado em quarto particular ou em quarto coletivo/enfermaria?

Existem dois tipos de acomodações para o plano com cobertura para internação em hospital:

Enfermaria - o plano de saúde tende a ser mais econômico; o paciente fica internado com outras pessoas e os horários para visitas são mais restritos;
Quarto Particular - nesse caso, o paciente ficará com o apartamento só para ele, terá horário flexível para visitas e a possibilidade de ser ou não acompanhado por um parente.

É essencial verificar esses detalhes antes de assinar o contrato com o plano de saúde.

Você e seus familiares viajam com frequência?

Se você tem o hábito de viajar com frequência, escolha um plano de saúde de acordo com sua necessidade, com abrangência geográfica em grupos de estados, nacional ou exterior. Para quem não viaja muito, o ideal é contratar um plano com abrangência municipal/regional ou grupo de municípios.

Como é a rede credenciada do plano de saúde?

Antes de contratar um plano, conheça a rede credenciada e avalie a qualidade, a quantidade e a localização dos médicos e clínicas oferecidas pela operadora.

O plano de saúde pode impedir idosos ou pessoas com doença grave de participar de um plano de saúde?

Não, a operadora não pode negar o acesso ao plano de saúde a ninguém, nem em razão da idade ou por qualquer outro motivo.

Como obter informações sobre operadoras de plano de saúde?

Antes da contratação, consulte informações e avaliações sobre as operadoras de planos de saúde divulgadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Pesquise sobre a reputação das empresas em órgãos de defesa do consumidor. E, procure uma Corretora de Planos de Saúde de confiança, que lhe ofereça um consultor/corretor para lhe auxiliar na aquisição dos planos oferecidos pelas operadoras/seguradoras. O profissional poderá lhe ajudar a comparar os serviços e os valores.